segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Diet e Light! Conheça as diferenças!!

Esses tipos de alimentos são considerados pela ANVISA (agência nacional de vigilância sanitária) como "produtos para fins especiais" ou seja, são alimentos especialmente formulados, nos quais são feitas modificações no conteúdo de nutrientes, adequando à utilização em dietas diferenciadas, atendendo às necessidades de pessoas em condições metabólicas e fisiológicas específicas.
Mas nem todo diet tem menos calorias e nem todo light tem menos açúcar!!

Esse assunto é muito importante e deve ser bem esclarecido!!
Vamos entender então!!




DIET
Alimentos com restrição de um ou mais itens abaixo:
-Carboidrato
-Gordura
-Proteína
-Sódio 
Esses alimentos devem conter até 0,5g do nutriente (do qual ele é diet) por 100g/ml ou total isenção do mesmo!


O alimento diet pode ser isento de qualquer um desses nutrientes, não somente de açúcar como a maioria pensa!


E devemos ter bastante atenção, por exemplo:
O chocolate diet ele não é indicado para qualquer pessoa que queira perder peso. Já que, para substituir o açúcar (do qual ele é isento de adição) eles colocam um teor maior de gordura, para manter o sabor e a consistência. Fazendo com que o chocolate diet tenha mais calorias que a versão tradicional!
Portanto, o chocolate diet é indicado somente para dietas com controle de ingestão de açúcares!!


Porém, alguns alimentos são diet e por esse motivo apresentam menores calorias, esses sim também são recomendados para controle de peso. Um exemplo: a gelatina diet! 
Por isso é MUITO IMPORTANTE LER RÓTULOS (mais um post necessário - aguardem!!)


Dica para diabéticos: Alguns produtos no mercado apresentam o selo da ANAD - Associação Nacional de Assistência ao Diabético, que garante que o alimento não tem adição nenhuma de açúcar!
É esse selinho aqui em Baixo!


Além disso, em todo produto DIET é obrigatório a seguinte rotulagem: “Consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista ou médico”, já que em alguns casos até o açúcar naturalmente presente no produto pode não ser recomendado. O que me faz falar novamente da necessidade de um acompanhamento nutricional individualizado principalmente nesses casos! 


LIGHT


São aqueles que apresentam a quantidade de algum nutriente ou valor energético reduzida quando comparado a um alimento convencional! Essa redução deve ser de no mínimo 25%!!


Ou seja, se uma barrinha de cereal tem 120Kcal e for feita uma versão com 90Kcal, essa nossa versão é Light!
Pode também ser também a redução de um nutriente, por exemplo, um requeijão tradicional da Itambé tem 7,8g de gordura por colher de sopa, já o light tem 3,9g uma redução de 50% no teor de gordura!  



Agora atenção: Não é só porque o alimento é light que ele pode ser consumido à vontade! A redução calórica ocorre somente se substituído pela mesma porção do tradicional! 






Criem o hábito de olhar rótulos!! 
Espero que as dicas ajudem na próxima compra!!

Beijos 

Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário