terça-feira, 8 de maio de 2012

Alimentação Ontem e hoje!!



A diferença entre a alimentação de antigamente e de hoje é simples: A dieta dos nossos antepassados  era rica em carboidratos complexos, pobre em gorduras e as pessoas eram obrigadas se movimentarem muito mais que a gente!!
Não tinha caro para ir na venda da esquina, não tinha controle remoto e muito menos televisão!! As pessoas trabalhavam movimentando e não o dia inteiro sentadas na frente do computador!!
Escuto muito as pessoas falando: "Meu avó comeu -tal coisa- a vida toda e nunca teve doença alguma", mas as pessoas esquecem de todo o contexto!! De toda a diferença da rotina e dos outros alimentos consumidos!!

Então qual o segredo? Voltarmos a alimentar da maneira correta! 
Nossos antepassados consumiam carboidratos dos feijões, vegetais e grãos integrais e o açúcar era somente a frutose das frutas. O preparo dos alimentos era simples, a comida era basicamente assada! O que gerava uma refeição de digestão lenta e rica em fibras. Características que geram uma liberação de energia lenta, que retardava a fome e fornecia combustível para as atividades do dia a dia!
Com o tempo passamos a ingerir farinha branca, um carboidrato simples de fácil e rápida digestão, o consumo de carne aumentou drasticamente e consequentemente começamos a ingerir mais gordura. Uma alimentação que estimula o excesso de produção de insulina, o acúmulo de gordura visceral e o surgimento de doenças, como hipertensão, diabetes, AVC e infartos.
Vamos voltar às nossas origens: Coma alimentos integrais, proteínas magras, evite o excesso de açúcar e gordura de origem animal! Faça uma reeducação alimentar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário