Mas nem todo diet tem menos calorias e nem todo light tem menos açúcar!!
Esse assunto é muito importante e deve ser bem esclarecido!!
Vamos entender então!!
Alimentos com restrição de um ou mais itens abaixo:
-Carboidrato
-Gordura
-Proteína
-Sódio
Esses alimentos devem conter até 0,5g do nutriente (do qual ele é diet) por 100g/ml ou total isenção do mesmo!
O alimento diet pode ser isento de qualquer um desses nutrientes, não somente de açúcar como a maioria pensa!
E devemos ter bastante atenção, por exemplo:
O chocolate diet ele não é indicado para qualquer pessoa que queira perder peso. Já que, para substituir o açúcar (do qual ele é isento de adição) eles colocam um teor maior de gordura, para manter o sabor e a consistência. Fazendo com que o chocolate diet tenha mais calorias que a versão tradicional!
Portanto, o chocolate diet é indicado somente para dietas com controle de ingestão de açúcares!!
Porém, alguns alimentos são diet e por esse motivo apresentam menores calorias, esses sim também são recomendados para controle de peso. Um exemplo: a gelatina diet!
Por isso é MUITO IMPORTANTE LER RÓTULOS (mais um post necessário - aguardem!!)
Dica para diabéticos: Alguns produtos no mercado apresentam o selo da ANAD - Associação Nacional de Assistência ao Diabético, que garante que o alimento não tem adição nenhuma de açúcar!
É esse selinho aqui em Baixo!
Além disso, em todo produto DIET é obrigatório a seguinte rotulagem: “Consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista ou médico”, já que em alguns casos até o açúcar naturalmente presente no produto pode não ser recomendado. O que me faz falar novamente da necessidade de um acompanhamento nutricional individualizado principalmente nesses casos!
LIGHT
São aqueles que apresentam a quantidade de algum nutriente ou valor energético reduzida quando comparado a um alimento convencional! Essa redução deve ser de no mínimo 25%!!
Ou seja, se uma barrinha de cereal tem 120Kcal e for feita uma versão com 90Kcal, essa nossa versão é Light!
Pode também ser também a redução de um nutriente, por exemplo, um requeijão tradicional da Itambé tem 7,8g de gordura por colher de sopa, já o light tem 3,9g uma redução de 50% no teor de gordura!
Agora atenção: Não é só porque o alimento é light que ele pode ser consumido à vontade! A redução calórica ocorre somente se substituído pela mesma porção do tradicional!
Criem o hábito de olhar rótulos!!
Espero que as dicas ajudem na próxima compra!!
Beijos
Fernanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário