quarta-feira, 30 de maio de 2012

Ortorexia, Já ouviu falar?

Ortorexia é um distúrbio psicológico caracterizado pela obsessão em consumir alimentos naturais e, uma preocupação exagerada, em obter uma dieta saudável.

Orthos "correto" e Orexis "apetite"



Os ortoréxicos  excluem da alimentação todo tipo de alimento que contenha gordura saturada, gordura trans, corantes, agrotóxicos, conservantes, laticínios, carne vermelha, sal, açúcar, entre outros... 


O que acontece é que isso, na maioria das vezes, não trás só benefícios!!

O excesso de preocupação com a alimentação correta, faz com seu cardápio seja bastante limitado e repetitivo, o que faz com que eles deixem de ingerir vários nutrientes importantes para a saúde! Os mais comuns são B12, cálcio, ferro e vitaminas! Desenvolvendo com frequência anemias e avitaminoses. 

Outro fator preocupante é o isolamento social, já que eles não conseguem frequentar os mesmos lugares que os amigos e familiares para realizar refeições. E devido à obsessão tem o costume de criticar a alimentação das pessoas ao seu redor! Frases como "isso é um veneno para o corpo" são bastante comuns!

Muitos estudos já apontam sua semelhança à anorexia, já que existe a preocupação excessiva e exclusão de alimentos em ambos os casos. Mas a vontade de perder peso não é fator predominante na ortorexia, e sim a sensação de estar ingerindo alimentos que consideram impuros e perigosos. 


Lembrem-se: Alimentação saudável é extremamente importante! Mas é essencial que ela seja planejada e executada de forma correta! Por isso o crescimento e a importância de um acompanhamento nutricional durante esse processo! 




Abraços, 



Nenhum comentário:

Postar um comentário